SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

terça-feira, 31 de maio de 2011

NAMORO OU AMIZADE ???

"O homem não morre quando deixa de existir, mas quando deixa de amar."







Aproximando duas lindas datas comemorativas: dias dos namorados e o dia da amizade, vamos refletir um pouco sobre o assunto.

Parece que jovem algum não pode viver sem ter seu namorado ou namorada. Em vez de ter um tempo para curtir a descoberta heterossexual, através de amizade, o rapaz e a menina são levados a ser, imediatamente, namorados. Se hoje é um, amanhã já pode ser outro... O sistema, através dos Meios de Comunicação, determina isso. O sistema faz esquecer que a vivência da amizade é fundamental. O jovem ou a jovem não tem mais tempo de ser amigo... Há pressa demais! Nem se sabe namorar sem querer, como demonstração de afeto, a doação total do outro. Namorar deixou de ser aquela coisa gratuita e romântica que todo jovem gosta: dialogar e conhecer-se. O namoro torna-se um tipo de convivência que mata a curiosidade e a pulsão, resultando muitas vezes em atitudes sem responsabilidades.

O namoro é uma opção. Não pode ser uma paixão cega. A tentação é ter um (a) namorado (a) e não ser um (a) namorado (a). Ser namorado (a) é um modo de ser cheio de ternuras e descobertas, de segredos e alegrias que nada substitui.

O lógico na vivência de um namoro, é que ele seja progressivo. Atualmente as coisas têm ficado tão banais que para muitos não existe amizade sincera entre um homem e uma mulher. Muita gente pensa que a única forma de expressar o amor é o namoro e a entrega do corpo como prova do mesmo.

Há também numa amizade, a expressão do amor e uma relação que se alimenta por quatro qualidades: compreensão, tolerância, respeito e aceitação.

A idéia aqui não é defender um e discriminar o outro, é de refletir uma questão que nós jovens estamos designado a viver.






Subsídios 3 Pastoral da Juventude – Afetividade e Sexualidade
Alterações: Paróquia Nª Sª da Conceição.

domingo, 29 de maio de 2011

Semana da Cidadania 2011

Olá Juventude Santa de Deus ...

Em Abril desse ano refletimos a semana da cidadania ... refletimos ??? simmmm ... e por isso estamos aqui para mostrar o que a nossa juventude da diocese de São Mateus fez... 




Esse ano na paróquia São Daniel Comboni - Guriri, a SdC foi trabalhada na escola. O dia cume do encontro  foi  20 de abril de 2011. Com a assessoria do seminarista Victor  Pereira do nascimento a equipe paroquial da PJ de Guriri, foi a escola EMEF “Guriri” e trabalhou com os alunos os temas da CF ,que fala este ano da vida no planeta, e a campanha nacional contra violência e extermínio dos jovens. Fez-se um momento de conscientização com os que estavam ali presentes. Vários dados sobre a vida no planeta e a sobre a violência contra a juventude foram apresentados a eles, fazendo com que refletissem e se questionassem sobre o seu o próprio futuro. Além de falar dos temas, de levar ao jovem esse momento de reflexão; em comunhão também com a semana santa, houve um momento de espiritualidade, na presença da palavra de Deus. Foi colocado o amor (I coríntios 13) ao próximo, na luta contra violência, e o amor pela vida no planeta, isso nas palavras do seminarista Victor. O mais interessante de todo esse momento é ouvir os depoimentos posteriores dos alunos e até mesmo de seus pais, dizendo que essa ação gerou conscientização, gerou diálogo na família. 







Opa... a Semana da cidadania também teve espaço na paróquia de São Mateus. Vários jovens da paróquia se reuniram no salão São Benedito e com a assessoria do casal Celina e Gerson Abarca trabalharam o tema: A Juventude e seus conflitos em sintonia com a SdC.







  



É bonito ver os frutos de um trabalho e melhor ainda é poder ter a esperança de um mundo melhor, de saber que sociedade e igreja podem andar lado a lado para que a Terra tenha a esperança de uma nova vida após as dores de parto que estamos vivendo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

26 de Maio dia de São Felipe Néri

No dia 26 de maio, comemoramos o dia de São Felipe Néri, um exemplo para nossa juventude. Nasceu em 1515, na cidade de Florença, era filho de pais muito ricos. Logo na infância perdeu a sua mãe e por isso foi criado por sua madrasta que o tratava como verdadeiro filho. Destacava-se por ser afável alegre e se dedicar a oração e contemplação além de outras virtudes. Mesmo  quando, ainda jovem, foi enviado por seu pai para aprender as artes do comércio com seu tio em São Germano, ele não se esquecia da oração, procurava sempre evangelizar em todos os momentos.


Quando fez 20 anos Felipe deixou a casa do tio, e foi para Roma, lá estudou teologia e filosofia, e se aprofundou na contemplação da santíssima trindade. A virtude resplandecia nele, via-se sempre a alegria transparecer em seu rosto, mesmo dormindo pouquíssimas horas por dia, a fim de dedicar grande parte de seu tempo a oração. Aos trinta e seis anos de idade, ele se consagrou sacerdote. Dedicou sua vocação também aos pobres, à eles doou tudo o que tinha até mesmo a sua vida. 


Aos jovens sempre dizia para se lembrarem sempre das palavras do profeta: “Bem-aventurado o homem que leva o jugo do Senhor desde sua adolescência”. Para colocar os jovens em guarda contra as seduções da idade e conservar todo frescor da virtude. São Felipe Néri entregou sua alma a Deus no dia 26 de maio de 1595, sendo canonizado apenas 27 anos depois.


São Felipe Néri através de sua vida nos mostra a continuação da passagem do jovem rico, deixou tudo o que tinha vendeu seus bens, doou aos pobres e dedicou sua vida toda ao projeto de Deus, ao projeto do reino, dizia ser a oração e contemplação uma necessidade. As pessoas que se queixavam de sua cruz ele falava: "Meu filho,  a  grandeza  do amor que se tem a Deus, é medida pela grandeza do desejo de sofrer  muito por amor de Deus; quem se impacienta com a cruz, achará outra mais pesada". 

Jovem...
Que luta pela vida, não desanimes de sua cruz. Assim como Felipe Néri carregou sua cruz com um sorriso nos lábios, e não desanimou perante as dificuldades, carregue também a sua!  Com a alegria de ser jovem cristão que luta pela vida, que luta pela causa do reino.

Felipe Néri Rogai por nós!




terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro da Forania Capixaba da Pastoral da Juventude

Tema: “Resgatando a história para que ela não se perca na memória”



Assessoras: Ângela Maria Pelissari (Dandinha) e Sueli Janair Martins Paixão



Com inicio às 08:00h na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, com o café em seguida fomos até ao auditório da escola “Atílio Vivacqua” onde apresentamos os jovens das seguintes paróquias da Forania Vila Pavão “São Pedro”, Nova Venecia “São Marcos”, Águia Branca “São José”, São Gabriel da Palha “Arcanjo Gabriel” e Vila Valério “Nossa Senhora das Graças”.

Dandinha, fez uma pequena comparação entre a semelhança de uma borboleta e o tsunami:
- Quando a borboleta sai voando ela causa um tsunami no mundo. PJ: A juventude é uma semente, que Deus na terra semeou, tornou-se flor, tornou-se gente, e o mundo nunca mais parou.

Resgatar é o que fundamenta na história de 1932 até 2011 o Espírito santo age em nós em nossa própria história de vida. Temos que entrar no trem, ônibus da PJ se somos pejoteiros de carteirinha. Entendemos assim como hoje: “Nossa Identidade”. É o momento de transição entre a adolescência e a idade adulta. Apesar disso ser verdade, a idéia de juventude indica muito mais que um simples momento, é a plenitude dos ideais, é sonhar, criar, acreditar e realizar. Enquanto sonhar e acreditar que pode realizar, será sempre jovem.

A Igreja confia nos jovens. Somos para ela sua esperança. “A Igreja vê na juventude da América Latina um verdadeiro potencial para o presente e o futuro de sua evangelização. Por ser verdadeira dinamizadora do corpo social e especialmente do corpo eclesial, a Igreja faz uma opção preferencial pelos jovens em vista de sua missão evangelizadora no Continente” (Puebla). Nós queremos e amamos os jovens (Bispos da America Latina).

"...É com muita alegria que nós da Pastoral da Juventude do Brasil (PJ) com estas simples palavras nos dirigimos aos nossos Pastores que estão reunidos nestes dias, sob o manto da Mãe Aparecida, por ocasião da 49ª Assembleia Geral da CNBB. Somos muito gratos e muitos felizes por toda preocupação dos senhores para com a evangelização da juventude em nosso país. De modo especial queremos agradecê-los mais uma vez, pelo Documento 85, aprovado em 2007, que tem sido luz a iluminar a missão evangelizadora com a juventude, que todos nós, somos chamados a realizar...."
trecho da carta escrita pelo jovem Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira (Thesco) Secretário Nacional da Pastoral da Juventude.

 
PJ – Ontem e Hoje. Nossas bandeiras de luta continuam, você é o sujeito da sua própria caminhada tem senso crítico toma decisão à luz de Deus. Conduz sua vida com seus atos. Senso crítico é a busca da verdade pelo questionamento do “eu” do “outro” e do “mundo”.

 
Há pouco mais de quatro meses a PJ do Brasil fez sua morada nas belas e acolhedoras terras de Imperatriz, MA, por ocasião da Ampliada Nacional da PJ. Na Ampliada, no desejo de fortalecer a caminhada dos Grupos de Jovens (razão de ser da PJ e sua prioridade), assumimos seis projetos nacionais:

Caminhos de Esperança – Formação de Lideranças e Assessores/as para acompanharem os Grupos de Jovens;

Mística e Construção – Atua com a espiritualidade e com a formação litúrgica, bíblica e catequética;

AJURI – Pauta em suas iniciativas a diversidade cultural da juventude de nosso país;

Teias da Comunicação – Articula e potencializa a comunicação da PJ, propondo uma comunicação pautada nos valores evangélicos;

A Juventude quer Viver – Pauta a defesa da vida da juventude e a participação na construção de políticas públicas de juventude; e

Tecendo Relações – Dialoga com a juventude e os grupos de jovens sobre a temática da afetividade e sexualidade em sintonia com as orientações da Igreja.

Nós jovens da Forania Capixaba, formamos três equipes com os seguintes projetos:
Mística e Construção: Leovani, Aline, Cristiany, Dandara (Relatora), Ruan, Genilson, Maurício, Maria Aparecida, Janaina, Fidelcino, Sivanilda, Meirieli, Adiléia, Karina e Laurinha;







Teias da Comunicação: Samira, Ramiro, Isadora, Magno, Gerles, Wagner, Sinival, Luciano, Gleiciana, Maykell, Lucas, Dutra, Franks (Relator), Cristina, João Vitor e Jairo; e




Tecendo Relações: Cirlena, Marcio, Ramon, Fernanda S., Laísa, Alyne, Fernanda A., Sidival (Relator) e Girlene.

O trabalho do Domingo consistiu em reunimos em cada grupo para programarmos melhor estes projetos e assim fazer acontecer o novo dentro da PJ, sendo que cada equipe responsável pelo seu trabalho colocasse em prática o mais rápido possível para que seja apresentado aos párocos de nossas paróquias. E assim obtivemos estes objetivos de cada projeto:
Mística e Construção – Realizar retiros espirituais (em nível de Diocese, Forania e Paróquia); Intercâmbio entre as Paróquias; Realizar estudos bíblicos para a equipe com um Padre como assessor; Criar um e-mail da mística para a melhor participação das idéias, onde todos podem mandar sugestões de oração e dinâmicas, etc.
Teias da Comunicação – Montar um informativo; Criar e-mail, blog, etc.
Tecendo Relações – Fazer oficinas com temas música, dança e teatro, um dos projetos é o “amigo dançante” (momento de entrosamento que pode ser feito no inicio de cada encontro onde colocam a música e os participantes procuram o seu par especial aquele que ainda não se conhecem, durante a dança se apresentam falam de onde são, nome, e o que fazem na comunidade e em seguida depois de a musica parar um apresenta o outro)




“QUEM CARREGA ESSA MARCA NO PEITO TEM UMA ESTRANHA MANIA DE TER FÉ NA VIDA”.

“JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM”






Sinival Antonio Sait
Secretário da Pastoral da Juventude Forania Capixaba



terça-feira, 17 de maio de 2011

CURSO DE INVERNO DO INSTITUTO DE PASTORAL DA JUVENTUDE LESTE II


O Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), em parceria com o Regional Leste 2 da CNBB,  Cáritas Brasileira, Centro Marista de Juventude e Colégio Marista Dom Silvério, promove no período de 24 a 30 de julho de 2011, no Colégio Marista Dom Silvério (Rua Lavras, 225 – São Pedro), em Belo Horizonte mais uma edição do Curso de Inverno.
Com o objetivo de capacitar a juventude para atuar nas comunidades eclesiais e realidades locais, no exercício de práticas solidárias e no cuidado com a vida no planeta, o  Curso de Inverno é também um espaço de trocas de experiências, de vivências celebrativas, oficinas pastorais, além de debates de temas específicos da formação humana e cidadã.
Destinado a jovens de 16 a 29 anos, em especial das (arqui)dioceses do Regional Leste 2,  lideranças de grupos de jovens, coordenações paroquiais, diocesanas e regionais, o  Curso de Inverno tem como tema a Juventude em  marcha na defesa da vida no planeta.

INSCRIÇÕES:
Até dia 10 de junho
Interior de Minas Gerais e outros estados: R$ 30,00
Belo Horizonte e Região Metropolitana: R$ 50,00
Após dia 10 de junho
Interior de Minas Gerais e outros estados: R$ 50,00
Belo Horizonte e Região Metropolitana: R$ 70,00
O prazo final das inscrições é até o dia 10 de julho de 2011. A  Ficha de Inscrição deve ser enviada com o  comprovante de depósito para o  e-mail ipjlesteii@yahoo.com.brpelo fax (31)2512-5433 ou  para o endereço - Rua São Paulo, 818 - Centro  Belo Horizonte(MG), CEP 30170-131.
DADOS PARA DEPÓSITO:
Banco Itaú
Agência: 0590
Conta Corrente: 75877-7
Outras informações: 
Instituto de Pastoral da Juventude Leste 2 
E-mail ipjlesteii@yahoo.com.br 
Telefone:             (31)2515-5756 begin_of_the_skype_highlighting            (31)2515-5756      end_of_the_skype_highlighting      







quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENCONTRO DA FORANIA MINEIRA

 Após o período de recesso, a Forania Mineira retomou os seus encontros, envolvendo jovens das paróquias de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Mantenópolis. O encontro se realizou no dia 2 de Abril de 2011 no Salão Paroquial de Barra de São Francisco às oito horas da manhã com o café, em seguida os jovens se apresentaram e participaram da Oração da Manhã preparada pelos jovens de Ecoporanga. Para ascender nosso espírito de PJ, foi feito um momento de muita animação. O encontro teve como tema “Estruturar e fortalecer o Projeto Igreja Jovem nos grupos de base”, tendo como palestrante a Irmã Aparecida que iniciou sua palestra ressaltando que a base dos grupos são os próprios jovens e dentro de cada um deles está Deus, o que torna o jovem a semente do divino. 


A Irmã conduziu os jovens a uma dinamica de interiorização e concluiu  ressaltando  que o próprio jovem é a PJ e Jesus Cristo é o seu centro. Neste momento a irmã abordou o jeito de Jesus trabalhar com a base através de dois aspectos: os lugares e os métodos. Para descrever os lugares onde Jesus evangelizava, a irmã utilizou os textos bíblicos a seguir: Mc 1, 21 (nas sinagogas); Mc 1, 29/Mc 2, 15 (nas casas); Mc 1, 32-34 (nas ruas); Mc 6, 6b (nos povoados); Mc 2, 13 (na beira mar); Mc 3, 13 (no monte); Lc 5, 27-29 (no trabalho das pessoas); Mc 10, 46b (na beira do caminho); Mt 12, 1 (na roça).   Após a plenária, houve um intervalo para o almoço.Os jovens retornaram ao salão para um momento de animação e continuaram assistindo a palestra da irmã que trabalhou o tema liderança. Sendo assim, os jovens foram conduzidos a partilhar suas experiências como líderes. Com todos de volta ao salão, a irmã disse que o grupo de base é a célula da PJ e o seu modelo deve ser o grupo de Jesus, ou seja, os Doze, com todas as suas qualidades e limitações, mas dispostos a seguir.  Para fixar o sentido de liderança, foi passado aos jovens um vídeo com cenas do filme “A fuga das galinhas”, que demonstrava a capacidade do líder de mobilizar as pessoas para fazerem, entusiasticamente, algo para o bem comum do grupo. 


No meio da tarde houve um momento para as paróquias, em que cada uma além de fazer a avaliação do encontro, deveria também descrever o que esperava dos trabalhos da Forania para esse ano. Passamos então para os momentos finais do encontro. Cantamos “Parabéns” para a irmã Aparecida, passamos os informes e apresentamos a nova coordenação, composta por Darlone, como coordenador e Leonardo como vice. O momento de envio foi feito no pátio com a nossa tradicional ciranda, em seguida recebemos a benção da irmã e encerramos o encontro com o café.




"Os jovens necessitam não somente que falemos de um Deus que vem de 'fora', mas de um Deus que é real dentro deles e deseja se manifestar no seu jeito juvenil de ser. O Deus da juventude, de forma muito especial, é o Espírito Santo, sendo paixão, dinamismo e afeto, manifestando amizade, festa, desejo de estar em grupo e fidelidade."


Mais fotos deste encontro, ali do lado... em "nossas fotos" confiram ...




Por coordenação da fornia mineira 

ENCONTRO DA PJ NO SETOR IMBURANA - ECOPORANGA

Aos dias dezesseis de abril de dois mil e onze, continuando os nossos trabalhos a Pastoral da Juventude realizou mais um encontro de formação. Desta vez foi no setor de Imburana. O tema deste encontro foi “A importância da Oração para a Juventude” e teve como assessores os próprios jovens da equipe, contando também com a colaboração do nosso animador Lenilson. 


Dando início a primeira parte do encontro, foi o Ofício Divino da Juventude, dirigido pelo coordenador Paroquial Edion  e com a participação de todos os demais jovens. Após o ofício tivemos outro momento de animação e uma dinâmica com o Vice Coordenador Leonardo. 

Na segunda parte a assessora Fernanda Crispim compartilhou o tema central do encontro. A importância da Oração, apresentando o significado do tema e os tipos de oração: agradecimento, petição, persuação e intercessão. Durante a palestra, alternadamente o executava uma dinâmica para não haver desânimo dos participantes. Após a partilha da assessora, houve um trabalho em grupo. Os jovens foram divididos em quatro grupos para discutir e partilhar os seguintes textos bíblicos: Mateus 6,5-8; Mateus 6,31-33; Mateus 7,7-8 e Marcos 11, 24-25. 



Portanto na terceira e última parte, o coordenador Edion ministrou o tema: “Condições para o êxito da Leitura Orante”, ressaltando que para a prática da leitura orante é preciso ler o texto com atenção, meditar sobre ele, fazer uma oração espontânea e assumir o compromisso de fazer um gesto concreto.


Mais fotos desse encontro, ali do lado... rsrsrs em "nossas fotos"... confiram...
Por Edion Santos