“Se nós trabalhamos e lutamos é porque sabemos em quem colocamos nossa esperança, no Deus vivo” (1Tm 4,10).
As atividades permanentes são um lugar privilegiado para que as pastorais da juventude possam de fato fazer a ação evangelizadora junto aos/às jovens. Este é o espaço de organizar ações desde os grupos para ir ao encontro de outros/as jovens que ainda não estão despertados/as para a vida grupal ou mesmo para a importância de alguns temas. É lugar da missão de viver o nosso discipulado.
O sentido da vida da juventude deve ser o eixo das atividades permanentes de 2008. A juventude está morrendo porque busca desesperadamente a vida. Ela está morrendo porque não encontra sentido para a vida. Trabalhar o sentido da vida é nossa missão. Que aspectos da vida queremos trabalhar? O que ela significa hoje? Quanto vale sua vida? Valorização e cuidado com a vida e com o ano eleitoral são pontos importantes para a elaboração destas atividades. Depois de muito debater e apontar elementos, o grupo tem a seguinte definição:
Eixo das atividades permanentes de 2008: “TEMOS MIL RAZÕES PARA VIVER” (D. Helder Câmara). A proposta é que as atividades permanentes sejam momentos para fazer memória da vida e das obras de D. Helder Câmara, colaborando para renascer sua profecia.
Campanha da Fraternidade – roteiro para jovens: cada ano há um material dedicado aos/às jovens. É hora de organizar os grupos de rua, escola, zona rural para debater o tema da Campanha que está centrado na defesa da vida. Os grupos de jovens depois de estudar e se preparar através do estudo dos roteiros, podem organizar de realizar o roteiro com outros/as jovens.
Tema da Semana da Cidadania: JUVENTUDE E EMPOBRECIMENTO SOCIAL. Espaços de pobreza e a juventude. Enfocar a pobreza como situação política. Qual nosso olhar para as novas formas/espaços de pobreza?
Tema da Semana do Estudante: JUVENTUDE E DIREITO À DIGNIDADE. Olhar para as classes sociais que não são capazes de ver a dignidade da vida (humanidade) além de seu grupo social. Olhar para a cultura, raça e para as grandes questões que ameaçam a dignidade da juventude.
Tema do Dia Nacional da Juventude: JUVENTUDE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: QUEREMOS PAUTAR AS RAZÕES DO NOSSO VIVER. Olhar para os meios de comunicação, percebendo o tipo de enfoque dado à juventude para trabalhar uma nova consciência cultural que paute as razões do viver da juventude. Pesquisar em jornais, revistas etc o enfoque dado às situações que envolvem jovens na igreja e na sociedade para propor uma mudança paradigmática na condição juvenil. Como os/as jovens aparecem nas mídias? Como as mídias ajudam a gerar vida para a juventude? Não queremos ser vistos como massa. Será oportunidade para desafiar os meios de comunicação a pautar outras coisas que não aparecem.
Silvano e Pe. Gisley
Maiores informações – juventude@cnbb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário