O encontro diocesano da Pastoral da Juventude teve inicio na sexta (16/09) às 19h com o jantar, logo após no salão diocesano tivemos uma breve apresentação e na sequencia Miclecio compartilhou sobre o encontro Regional que o mesmo participou. O momento seguinte foi a partilha de Jakcele sobre o Curso de Inverno que ela e Valdinei (Nova Venécia) participaram.......
Na sequencia as Foranias se ajuntaram para a partilha de vida na Forania, o afetivo, o emocional, o profissional enfim a pessoa como Jovem Pjoteiro logo após foi o momento de oração na sala de video, "CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMINIO DE JOVENS" na sequencia chá da noite, e cama para todos...
Sábado acordamos as 6:30 da manhã e nos preparamos para a oração do ODJ em comemoração aos 25 anos de PJ no estado.... foi um beliiissimo momento onde a juventude rezou e cantou de uma forma livre e jovem..... Após este momento, tomamos o café da manhã (que lindo) e nos dirigimos ao salão nobre..
Como juventude protagonista, realizamos a apresentação por Foranias.... e é claoro que não faltou as dancinhas (mico) em cada apresentação....
Dando continuidade os projetos nacionais foram apresentados e fortalecidos com a adesão de novos membros aos projetos que mais se identificaram ... TEIAS DA COMUNICAÇÃO,,,, TECENDO RELAÇOES,,,,, MISTICA E CONSTRUÇÃO.... depois do breve relato partimos para o café.
Novamente no salão a juventude canta e dança celebrando a alegria de ser jovem.... Negro nago e dança da amizade, flor minha flor.... dessa forma acolhemos a acessora Priscila que acaba de chegar ao nosso encontro...
Explanação da história da Pastoral da Juventude no Brasil.
Acontecimentos que levaram a juventude a se organizar em busca de mudanças que beneficiassem o bem comum da sociedade, desta forma a juventude católica passou a se organizar em diversos grupos juvenis dentro da igreja. Estes adiante viriam a se transformar na PASTORAL DA JUVENTUDE.
O essencial nos grupos de jovens é o trabalho nos grupos de base – fortalecer a base, os jovens das comunidades.
Explanação da história da PJ no estado do ES.
Socialização dos presentes sobre os momentos, marcas e pessoas que fizeram parte da nossa histórias.
DNJ diocesano de 2009;
Projeto Igreja Jovem;
DNJ estadual de 2003;
A apresentação cultural da diocese de São Mateus no DNJ de 2003, feita por Mucurici – foi show!;
Foram citadas várias outras histórias, pessoas e acontecimentos que marcaram a vida dos participantes e assim conseqüentemente a vida da PJ em nossa diocese.
Apresentação de um vídeo retratando todos os DNJ’s, com lemas, temas e a imagem dos cartazes.
Exibição de um vídeo retirado da internet sobre a “Vida do PJOTEITO”.
Trabalho de grupo separados por Foranias para fazer um levantamento da situação atual da quantidade de grupos, identidade, limitações, como está o trabalhos dos grupos de jovens de nossa diocese.
Plenária do trabalho de grupo em Foranias:
Forania Baiana:
Itabaiana, Mucurici, Ponto Belo (Sagrado Coração), Itamira, Montanha e Pinheiros, os grupos funcionam como PJ. Em Boa Esperança tem grupos de jovens, mas não é declarado como PJ;na comunidade de Fátima e Santa Luzia os grupos estão em fase de formação.
Os jovens começam a participar nos grupos da PJ após a conclusão do catecismo da 1ª eucaristia ( com 12 anos de idade).
Os membros que participam são todos participativos e politizados.
As dificuldades encontradas para o trabalho pastoral é a escolha para os dias dos encontros ( não dá para agradar a todos), a falta de apoio de alguns párocos, a disposição e consciência dos jovens em optarem por participarem dos encontros da PJ ao invés de irem para as festa mundanas.
Os jovens participam diretamente na liturgia e em outras pastorais; louvores para evangelização nas praças, missões, campanhas (contra a fome , e do agasalho); adoração ao Santíssimo e participação em conferências municipais.
Forania Praiana:
Na Forania Praiana: São Mateus, Santo Antonio, Guriri, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário, tem-se aproximadamente 122 grupos de jovens, 78 que se identificam com a PJ.
A faixa etária dos jovens participantes é de 15 a 28 anos.
São grupos de jovens PJOTEIROS, jovens de comunidade, que buscam a esperança, que tem anseios, sonhos, que aspiram por paz, que tem sede de trabalho e justiça. Sede de um mundo justo e melhor.
Os grupos se reúnem aos sábados e domingos.
Falta apoio da igreja (alguns párocos, lideranças de comunidades), há a sobrecarga de serviços – escola, casa,trabalho e igreja; mas que não nos fazem desanimar.
Realizações bem sucedidas na forania : Projeto Igreja Jovem, os DNJ’s, campanhas, Projetos Nacionais e Encontros de Forania.
Forania Mineira:
São 80 grupos na Forania, sendo que praticamente todos são da PJ. Os participantes começam a fazer parte dos grupos com 13 ou 14 anos de idade.
São jovens dinâmicos, participativos, mas que presisam de articulação, incentivo e oportunidades.
As limitações são a falta de compromisso e responsabilidade por parte de alguns jovens, a falta de apoio em algumas paróquias por parte da igreja (párocos e lideranças).
Varias foram as realizações da PJ na Forania: o Projeto Igreja Jovem, os DNJ’s, os encontros de formação, a caminhada das bases e o repasse dos trabalhos diocesanos nas Foranias, Paróquias, setores e comunidades.
Forania Capixaba:
A Forania possui cerca de 120 grupos de jovens, sendo que 70% dos jovens se identificam como PJ e 30% fazem parte de movimentos.
O rosto da PJ hoje esta baseada em jovens camponeses. São jovens que anseiam pela justiça e igualdade, jovens que vivem o VER, o JULGAR e o AGIR.
Muitas vezes não temos apoio dos coordenadores de comunidades e dos párocos, mas não deixamos de lutar pela juventude.
Portanto, os nossos trabalhos são positivos sendo realizados o Projeto Igreja Jovem nos setores ( em algumas Paroquias), vistas as comunidades, participação nos eventos das paróquias, a união da juventude.
Análise do cartaz do DNJ – imagem, tema e lema:
A importância a mulher na sociedade, na política, na igreja – “os paoéis sociais que são atribuídos aos homens e mulheres”.
O papel da mulheres em nossas comunidades.
O protagonismo feminino.
Finalização da assessoria com a dinâmica do Barco: cada participante constrói um barco de papel; registrar no barco as esperanças de PJOTEIROS.
Devemos sempre lembrar que o nosso objetivo é seguir Jesus Cristo. Ele é o centro de nossa missão e de nossa ação.
Intervalo para almoço.
Retomamos a tarde com Ir. Luzia Tecendo Relaçoes de vida e um belo momento de oração do lado de fora do CEDI
Na parte da tarde a assessoria foi com Irmã Luzia e irmã Edivirges (Nova Venécia).
No primeiro momento na área externa, em baixo de uma arvore, sobre a grama, fomos conduzidos a pensarmos em “quem sou eu?”. Analisamos a nossa criação, comparados com a criação de vaso pelo holeiro.
No segundo momento, dentro da sala refletimos sobre a passagem bíblica: Carta de Paulo aos Efésios 1, 3-14. Fomos instigados a encontrar na leitura os 7 presentes que Deus nos oferece:
1-Antes da criação ele nos escolheu
2- Filhos /as
3-livres do pecado
4-Unidos
5-povo santo
6-Selo
7-Liberdade completa
Realizou-se a dinâmica das qualidades: todos de pé, pronunciar o próprio nome e em seguida falar as qualidades (todos ao mesmo tempo).
Páginas
SEJAM BEM VINDOS!!!
E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!
Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OLÁ galera ...
ResponderExcluirEstou acompanhando vcs pelo pelo nosso blog,direto de MINAS..
desejo a vcs um belíssimo encontro....
permaneçam na paz...
Um beijo e um cheiro..
Marismar Dias...