SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dia Nacional da Juventude 2009

Tema: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida
Lema: Juventude em marcha contra a violência

A reflexão sobre o fim da violência em nosso país foi o tema da Campanha da Fraternidade 2009 e das atividades permanentes das Pastorais da Juventude, na Semana da Cidadania no mês de abril e Semana do Estudante no mês de agosto e agora no Dia Nacional da Juventude a ser celebrado em outubro.

O lema “Juventude em marcha contra a violência” presente nas três atividades está em sintonia com a igreja que através da CF 2009 e durante o ano levantou a bandeira da luta pela vida da juventude exterminada em nosso país.

O Dia Nacional da Juventude quer com o tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida” refletir as causas do quadro de violência que vivemos em nosso país e quais ações podem ser feitas para mudar tal situação.

Desejamos que a preparação e a celebração do DNJ sejam momentos de integração, animação e participação das mais diversas juventudes espalhadas em nossas comunidades e na sociedade como um todo.

Que efetivamente a juventude brasileira, essa massa que move o nosso país, se mobilize em fazer uma grande marcha, por ocasião da celebração do Dia Nacional da Juventude, gritando contra a violência. Que juntos possamos organizar nossos amigos, grupos, comunidades para sairmos pelas ruas de nossos bairros e municípios sendo protagonistas de mudanças, de um novo céu e uma nova terra.

A violência entre os/as jovens e a exclusão social, o extermínio da juventude e a redução da maioridade penal e jovens construtores da paz e da justiça são as temáticas dos três encontros, que foram pensados a partir do método “Ver, julgar, agir, rever e celebrar”. Com este propósito quer levar os/as jovens a conhecerem, analisarem e terem gestos concretos sobre a construção de um amanhã onde reine a paz e a justiça.

Está presente em todos os encontros um debate e a proposta de que os comentários deste momento sejam anotados e enviados para o Setor Juventude da CNBB para que depois seja sintetizado e feito um material com a ESCUTA dos/as jovens de todo o nosso país. Contamos com a participação e compromisso de seu grupo.

Vamos juntos/as nos reunir e nos preparar para o DNJ. Se na sua comunidade não tem um grupo formado, reúna os/as amigos/as para uma roda de conversa e para que juntos façamos o Dia Nacional da Juventude acontecer.

Vamos lá, agora é a nossa vez de fazer acontecer. Que o clamor a luta pela vida de todos/as seja o nosso ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário