SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Juventude e Meio Ambiente



A problemática ambiental vem ocupando lugar de destaque nas preocupações mundiais. A preservação do meio em que vivemos e questões como água, energia, lixo urbano, uso do solo, poluição em geral, estão se tornando preocupações de toda a sociedade além de destaque na mídia. No entanto o que desejamos é que os problemas e projetos se tornem compromisso na transformação do planeta.



O resultado de anos do processo de desenvolvimento predador das grandes potencialidades faz com que a sobrevivência humana sofra ricos, em face de exploração dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, enfim o aquecimento global, esses problemas afetam a vida de todos mas, sobretudo, os mais empobrecidos, que vivem na maioria das vezes em regiões saqueadas pelos grandes grupos financeiros.



Neste contexto, a questão ambiental não pode ter um olhar racionalista. Ela nos direciona para o compromisso e ações que garantam a preservação do ambiente, dos recursos naturais enfim de toda a raça humana, todavia, sabemos que o projeto de um Brasil popular engloba um conjunto mais amplo de valores e medidas, as propostas e ações devem ser integradas nas dimensões econômicas, sociais e ambientais tendo como identidade um projeto que questione e que rompa o modelo de desenvolvimento hegemônico. É preciso substituir os interesses econômicos de poucos pela dignidade de todos.



O projeto popular que sonhamos e estamos construindo para o Brasil tem que ter uma base sustentável a vida humana, trata-se antes de tudo, de garantir o futuro do planeta e a dignidade das próximas gerações.



Muitas questões estratégicas fazem parte da questão ambiental tais como geração de emprego, educação combate a desigualdade social, mudanças nos padrões de consumo e adoção de modelos sustentáveis de desenvolvimento.



O governo tem o compromisso e a responsabilidade de deslanchar e facilitar o direito e o dever de pensar em alternativas e propor mudanças em nível local/regional/global.



E a juventude por sua vez tem o poder de ser o presente para poder transformar o mundo do jeito que sonhamos.


por: Forania Capixaba PIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário