SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto Igreja Jovem 2

Nos dias 09 e 10 de julho de 2011, foi realizado em Conceição da Barra, ES, a segunda e última etapa do PIJ2 (Projeto Igreja Jovem 2), sendo este direcionado aos crismandos da Paróquia.





No sábado, 09/07/11, após a acolhida dos jovens, por comunidade se apresentando,foram-lhes apresentado os temas da segunda etapa do projeto, e em seguida seqüenciado o encontro com um grupo jovem, cujo tema era Consumo e Consumismo. Invocamos a Santíssima Trindade, demo-nos o abraço da paz, dinamizamos e partilhamos a Iluminação Bíblica de Marcos 10, 17-22, sendo encerrado com uma oração. E depois de lancharmos, os crismandos receberam a roteirizarão com os passos para realizar um encontro de grupo de jovem.

Para falar da pessoa do Líder foram utilizados dinâmicas, textos bíblicos: Ex 18, 13-27 e Lc 22, 25-27. Em grupos tiveram que ler a mensagem dos Gansos, sublinhando as características de um bom líder, e explicarem o que é ser liderança. Sendo encerrado este tema com a dinâmica do Lava-pés, sintetizando que o líder deve ser servidor.

Por estar acontecendo outro evento em nossa paróquia,a Infância Missionária, fizemos o relaxamento e o momento de espiritualidade em outro local, numa dimensão mística em que o processo teológico- espiritual fomentou perguntas de fundo que correspondiam a uma experiência de e com Deus. Ao serem incentivados a uma leitura orante da bíblia os jovens silenciaram e interiorizaram a Palavra de Deus, encerrando este momento. Diz Dalai Lama “ Espiritualidade é o que produz no ser humano uma mudança interior”.


Para aprendermos com alegria a Palavra, dividimos os participantes em duas equipes, Tribo de Dã e Tribo de Judá, para uma gincana bíblica. E com perguntas e respostas, charadinhas bíblicas, encenações de alguns capítulos do livro de Tobias, caça Pai Nosso na Bíblia,montar versículos... eles participaram e aprenderam, vencendo a Tribo de Dã.

E para o projeto de vida contemplamos o lindo pôr-do-sol, do caís da Barra.

A confraternização, com o tema: julina, iniciou-se com o Jornal Pjotal, seguido de uma animada quadrilha, os parabéns dos aniversariantes de junho a dezembro e encerrando a noite com um cineminha especial, com o filme: Um Amor para Recordar.


No domingo, 10/07/11, fizemos o Ofício pela Vida da Juventude, concluindo com uma ciranda. E após o café recebemos os seminaristas Vitor Vasconcelos ( Conc. Barra) e Artur ( Ecoporanga), onde o Vítor palestrou sobre o tema: Política e Conjuntura Social. Ele disse que “todos somos políticos porque somos livres e iguais”. Sua palestra foi bem dinamizada, havendo a integração com o grupo.

Em seguida para falar da Pastoral da Juventude, a coordenação paroquial da PJ, utilizou-se do slide dos 25 motivos de ser PJ, enfatizando a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, explicando as atividades permanentes da PJ, com apresentações do que foi realizado na Paróquia em 2010.

Entretanto, antes da benção receberam o aviso de que a PJ, deste município, foi convidada a dar abertura a Novena de Santa Ana; sobre o DNJ 2011; a Vitória da Campanha da Fraternidade 2013 relacionada aos jovens; o arraiá das comunidades com a quadrilha tradicional da PJ...

Ufa!...encerramos os enviamos com a certeza de que a missão da PJ é grande, constante, desafiadora e que está apenas começando. Gratos a Deus pelas 35 (Trinta e Cinco ) vidas que foram escolhidas para participarem e capacitadas para dar continuidade a vontade do Pai, o Senhor nos ensina que qualidade não quer dizer quantidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário