SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

terça-feira, 13 de agosto de 2013

3º Encontro de Formação da Pastoral da Juventude – Paróquia São José Operário, Ecoporanga-ES

Tema: Ide e fazei discípulos e missionários entre todas as nações!

No dia 10 de agosto de 2013 aconteceu no Salão Paroquial da nossa paróquia mais um encontro de formação da PJ, reunindo jovens de várias comunidades. Este foi o primeiro encontro preparado pela nova coordenação e graças a Deus tudo correu bem.


Iniciamos nosso encontro rezando o Ofício Divino da Juventude na Matriz. Em seguida, os jovens foram até o refeitório para o café da manhã e depois subimos para o salão, onde cada setor foi acolhido, se apresentou e dançou uma tradicional musiquinha da PJ.







Depois disso, o nosso primeiro assessor, o Seminarista William Vieira Carrijo, abordou o tema “Pelo Batismo, recebemos a missão”.  William foi muito criativo, usou vários vídeos, músicas, textos, slides, dinâmica e até recados do Papa Francisco para a juventude. Ele soube levar o tema aos jovens de forma espontânea e divertida, e proporcionando também momentos de espiritualidade e meditação.















Após o almoço, continuamos nosso encontro. Agora com os assessores Darlone José da Silva (Coordenador da PJ na Forania Mineira) e Evandro Lucas Viturino (Coordenador da PJ de Barra de São Francisco), que falaram sobre o tema “Pastoral da Juventude em Missão”. Os assessores começaram explicando o que é a PJ, qual o seu objetivo e qual sua missão. Eles também usaram slides, vídeos e a dinâmica da Ciranda da PJ. E depois, deixaram para os jovens uma mensagem sobre missão e também algumas questões para reflexão.   












Durante a tarde, os jovens foram até o pátio da Matriz, onde Jaiany e Nicaelen prepararam uma dinâmica muito bonita. Havia no chão dois cartazes, no primeiro os jovens deveriam escrever tudo aquilo que os atrapalham ser verdadeiros missionários de Cristo, e no segundo, o que os motiva a assumir a missão confiada a eles.  Durante a reflexão, observamos que o que mais nos impedi de seguir Jesus são barreiras interiores, como o medo, a vergonha e a insegurança. O primeiro cartaz foi queimado, representando que tudo o que até então nos impedia de servir a Cristo já não existe mais. E, por sua vez, o segundo cartaz foi levado ao Santíssimo, onde Jaiany e Nicaelen fizeram um momento de oração.











Depois do café da tarde, retornamos ao salão para mais uma assessoria, desta vez com um ótimo mensageiro de nossa paróquia, Laudinei Almeida. Ele abordou o tema “Espiritualidade da Missão e Perfil do Missionário”. O assessor também foi muito criativo, utilizou várias dinâmicas divertidas e muitos textos bíblicos falando sobre missão, chamando a atenção da juventude sobre a importância de ler e entender a Palavra de Deus.








No final do encontro fizemos a avaliação e o momento de envio. Os jovens foram convidados a refletirem sobre a letra da canção “Alma Missionária”. E em seguida, foi apresentado um novo canto da PJ em nossa paróquia, o Pejotear, criado pelo Ministério Voz de Profetas, que animou todo o encontro. Finalizamos com um momento de oração, recebemos a benção final e participamos de uma confraternização.




Assim, terminamos nosso último encontro de formação da PJ nesse ano. Foi bom ver a participação de novos jovens. Mas sentimos falta de muitos que não puderam comparecer. Agradecemos ao Senhor por este dia ter sido tão especial e pedimos a Ele que nos próximos encontro e eventos da PJ mais jovens possam participar. No entanto, sabemos que nós é que devemos cativar essa juventude, assumindo verdadeiramente o papel de discípulos-missionários de Cristo, pois fomos enviados para ir e fazer discípulos e missionários em todo lugar, começando pelas nossas bases.










Um comentário:

  1. Gostaria de aproveitar para fazer algumas recomendações de livros e filmes. A bibliografia foi retirada do site www.profheliocouto.com.br、
    O livro, top em matéria de relacionamentos, se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
    O livro, referência no assunto Mecânica Quântica”, denomina-se “O UNIVERSO CONSCIENTE de AMIT GOSWAMI, editora Aleph”. Trata da mecânica do universo, ou seja, ajuda a entender como os fenômenos funcionam.
    Outro livro bem interessante “O caminho Infinito" de autoria de Joel Goldsmith”. Trata da espitualidade no mais alto nível de consciência.
    Um filme que ajuda a entender a importância deste assunto é: “QUEM SOMOS NÓS”, o qual pode ser encontrado no site: www.youtube.com.br
    Todos os livros podem ser encontrado nas principais livrarias e também no site: www.estantevirtual.com.br, que sai mais em conta.
    Estes livros ajudarão qualquer pessoa a ampliar o nível de consciência. A realidade、 é nós que a criamos e, assim, não há espaço para lamentações ou ressentimentos, pois somos os gestores dos acontecimentos da vida.

    ResponderExcluir