SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

quinta-feira, 3 de março de 2011

AFETIVIDADE E SEXUALIDADE - ( Projeto Nacional: Tecendo Relações)

Quando falamos em afetividade e sexualidade referimo- nos, de forma ou outra, à vivencia de quatro fatos:

 
 Ter e Ser Corpo
O corpo não é somente um objeto é sujeito. Meu corpo constitui minha presença no mundo.não existo sem meu corpo. O corpo é uma beleza! O apóstolo Paulo , na carta aos moradores de Corinto, uma comunidade bastante carregada de vícios, diz com vibração que “somos templo do Espírito Santo”(1 Cor.6,19) e que devemos ser senhores de nós mesmos. Alguém que não gosta do seu corpo não sabe tratar bem nem de si nem aos outros.


 Homem e Mulher
Assim como o meu corpo define o ser no mundo, a diferenciação sexual define a minha maneira de ser. A sexualidade manifesta que o ser humano não é um ser fechado em si, mas ser – para- o – outro e ser- para- a- outra. Sendo abertura e comunhão, a sexualidade é criadora de ser (de mim e do outro). A narração bíblica da criação do homem e da mulher situa- se num contexto de relações. A bíblia associa a sexualidade com o problema humano da solidão.” Não é bom que o homem esteja só. Vou lhe dar uma auxiliar igual a ele”(Gen. 2,18).


 Fome de Comunhão
Por sermos homem e mulher, mora em nós o que os psicólogos chamam de “pulsão sexual” (impulso, abalo, repercussão etc). É a vontade, o desejo, a ânsia de os dois se encontrarem.


Fundamental é dar- nos conta que a pulsão sexual carrega em si a necessidade de comunhão. É a forma de expressar a necessidade profunda do corpo em não ser sozinho. Somos feitos para o outro.


 Desejo Sexual
O desejo sexual,assim como é o desejo do outro, é uma busca de prazer, uma vontade de procriação e uma busca de união. É fundamental compreendermos em profundidade crescente a descoberta do outro e refletirmos sempre que fomos feitos para amar. Não se pode falar de sexualidade sem falar dos desejos profundos da pessoa humana tais como ser feliz, ser livres, construírem uma família... É uma questão de amor, a partir do corpo que somos e temos.


Para Refletir


Amor
O amor tem graus de intensidade, níveis diferentes, que costumam se expressar através de frases com:


1. “Gosto de você porque é bonita. Tem um corpo atraente...”


2. “Gosto de você porque é assim. Tem um jeito que me agrada.”


3. “Gosto de você por ser você”.


Vamos analisar as três declarações de amor:


“Gosto de você por causa se seu corpo.” É o amor sexo. É o desejo de possuir o outro. Possuir para satisfazer a si memo. Leva em conta uma única dimensão do companheiro (a): o corpo.


“Gosto de você porque você é assim,” este grau já leva em conta a relação entre pessoas. Vai além do nível corporal. Está no nível da qualidades que a pessoa tem.


“Gosto de você por ser você.” É o amor do espírito, da razão, da vontade, da admiração pela pessoa toda, em suas várias dimensões: afetiva, cultural, religiosa, econômica (não importa se o outro é pobre ou rico), social,( liderança), corpórea, lúcida ou artística ( de festa , de encantamento). É uma comunicação de conhecimento recíproco, inclusive das limitações da pessoa.

 
Vamos Conversar?!

Qual dessas declarações, você recentemente está fazendo ou já fez a pessoa que você ficou ou está ficando, namorou ou namora? E qual gostaria de ouvir?



BIBLIOGRAFIA:SUBSIDIOS 3, PASTORAL DA JUVENTUDE ( AFETIVIDADE E SEXUALIDADE), com adaptação da PJ da Paróquia Nª. Sª. Conceição, Conceição da Barra- ES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário