SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

domingo, 28 de agosto de 2011

“JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM” - Ecoporanga!

Neste sábado, 20 de agosto de 2011, a equipe paroquial da PJ de Ecoporanga se reuniu às sete horas da manhã para seguir em direção ao Setor Santa Terezinha e continuar a missão que o Senhor nos confiou: “JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM”. O encontro teve como tema “A importância da oração para a juventude” e foi assessorado pelos membros da equipe, com a participação especial de Adriano de Jaguaré que auxiliou na animação do encontro.




Iniciamos nossos trabalhos com o café, a acolhida e a apresentação dos jovens no pátio da Matriz de Santa Terezinha. Depois, os jovens foram para o salão, onde o Coordenador Edion conduziu o Ofício Divino da Juventude.



Após o Ofício, Bárbara e Jaiany convidaram os jovens para a dinâmica dos obstáculos, da vida. A dinâmica consistia em um jovem ficar de olhos vendados e ter que passar por um caminho cheio de obstáculos seguindo apenas a voz de outro jovem que não conhecia. Porém, todos os outros jovens deveriam gritar comandos diferentes para confundir o jovem que estava de olhos vendados. A moral da dinâmica é o fato de nós muitas vezes não ouvirmos a voz de Deus no meio de tudo que o mundo nos oferece.



Ao terminar a dinâmica, a assessora Fernanda Crispim Barbosa, começou a falar sobre o tema “A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA VIDA DO JOVEM”, apresentando o significado da verdadeira oração e os tipos de oração. Para falar sobre a importância da oração, Fernanda utilizou duas plantas uma verde e a outra seca e uma jarra de água. As plantas representam a vida e a água, a oração. O jovem que rega sua vida, constantemente, com a oração, cresce forte e revigorante na fé, pronto para dar frutos, como a árvore verde. Porém, o jovem que deixa de fazer da oração fonte de toda força, deixa sua vida frágil e incapaz de dar frutos como a árvore seca.



Após a explicação do tema, a assessora dividiu os jovens em quatro grupos para fazerem um pequeno trabalho. Cada grupo recebeu um texto bíblico do qual deveriam destacar uma ou mais condições para se fazer uma verdadeira oração. Os textos utilizados foram: Mateus 6, 5-8; Mateus 6, 31-33; Mateus 7, 7-8 e Marcos 11, 24-25. Fernanda finalizou a sua fala deixando uma mensagem, com o título “Só observando”, demonstrando a simplicidade da oração. Depois de refletirem sobre o texto, os jovens deviam apresentar suas conclusões.



Para uma experiência com Deus, Jaiany e Bárbara convidaram os jovens para um momento de oração. Em pequenos grupos, eles deveriam orar entre si, e na medida em que o tempo passava o grupo ia aumentando e a corrente de oração ficava mais forte. As meninas finalizaram dizendo que a arma de todo jovem é a bíblia e com ela nós, jovens, podemos tudo.



A partir desse momento, o Vice-coordenador Leonardo passou a assessorar o encontro, abordando o tema “LEITURA ORANTE” e apresentou alguns passos e dicas de como se fazer uma oração. Leo destacou a importância de invocar a presença do Espírito Santo nas nossas orações e de preparar o ambiente interno (nosso coração) e externo (o lugar a nossa volta). Também falou que é preciso ler a Palavra atentamente, meditar sobre ela, destacando os pontos principais, fazer a contemplação e assumir o compromisso de caminhar com Cristo.



Nos momentos finais de nosso encontro, Edion passou alguns avisos sobre o DNJ, deu a bênção final e encerramos ao meio dia com o almoço.



Assim, mais uma vez, nossa equipe voltou para casa com o sentimento de missão cumprida, no desejo de colher os frutos do que semeamos hoje nos corações dos jovens de Santa Terezinha, mas ainda há muito que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário