SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

domingo, 20 de março de 2011

PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO – ECOPORANGA -ES RETOMA TRABALHOS NA PASTORAL

No dia doze de março de dois mil e onze, após o período de recesso, os trabalhos da Pastoral da Juventude foram retornados na paróquia com um encontro reunindo os jovens dos setores Matriz Urbana, Matriz Rural e Ribeirãozinho. Esse encontro teve início ás oito horas tendo como objetivo trabalhar com os jovens o Ofício Divino da Juventude. O assessor deste encontro foi o Juliano que abordou o tema Oração.

Para acender o espírito de oração começamos fazendo o Ofício. Saudamos a Trindade Santa e recebemos a luz do Senhor em nosso meio, presente no Círio Pascal e nele cada um dos jovens acendeu uma vela permanecendo acessa durante o Ofício representando a luz para o nosso caminho na PJ. Depois do canto de abertura os jovens foram conduzidos a um momento de recordação da vida. Cantamos o hino Guaranis, ouvimos o salmo 8 e meditação do Evangelho de Lucas, Cap.5-27-32.
Finalizando o ofício, rezando a oração do Pai Nosso e também Ave Maria, recebemos a benção e cantamos a musica de “Anunciação”.
Antes de começar nossos estudos, o animador Lenilson nos conduziu a um momento de animação. O assessor começou sua palestra pedindo que cada jovem pegasse uma frase sobre oração e lesse em voz alta, ressaltando que a oração é o ato de falar com Deus e cada um de nós tem um modo particular de fazer uma oração. E ainda, oração significa orar e agir, requerendo um gesto concreto, sendo que todo e qualquer momento é propício a uma oração. Para melhor compreensão do tema o assessor usou uma parábola que cantava a história de um homem simples que todos os dias iam a igreja ao meio dia orar, e ele dizia sempre “Oi Jesus, eu sou o Zé, vim te Visitar”, após dizer estas palavras ele ia embora.
O objetivo do assessor ao contar essa parábola foi demonstrar que a oração não precisa ser um belo e longo discurso pra Deus, mas sim simples palavras que retratam o que se passa em nossos corações. Há quatro tipos de oração: Agradecimento - devemos dar graças a Deus em todas as circunstâncias. Petição - é pedir a Deus tudo o que nós precisamos para viver na certeza que ele nos proverá. Persuasão: oração insistente, constante e cheia de fervor até que uma reviravolta aconteça na sua vida ou na de outra pessoa. Intercessão: é uma súplica a favor de outra pessoa na qual colocamos no seu lugar, nos colocando como intercessores dessas pessoas. A oração não deve ser decorada e requer o máximo de atenção. Orar é também se colocar na presença de Deus sem precisar dizer palavra alguma, tendo a capacidade de sentir a presença de Deus em você como metodologia, o assessor utilizou outra parábola com o tema “Sonhar com um mundo novo”. O objetivo do assessor ao contar essa história era mostrar aos jovens que é preciso se desacomodar em somente orar e partir para a ação, concretizando a oração. A partir daí, o assessor utilizou alguns textos bíblicos que falam sobre oração como Mateus: 6, 5-8 e 33, 7,7; Marcos: 11, 24-25; João: 14, 13-14. Neste momento houve um intervalo para animação, com um espaço onde os jovens se descontraíssem e oravam cantando.
 Continuando a palestra, o assessor explorou as condições para o êxito da leitura orante. A primeira condição é de escuta silenciosa, estar totalmente conectado a Deus. A segunda é a atitude de fé, interagir com o texto acreditando que o que está escrito pode trazer benefícios para a nossa vida. A comunhão com a igreja é a terceira condição, pois o texto transmite a experiência de comunidade viva. Estar com o coração aberto a escuta e obediência á palavra é a quarta condição. Buscar uma escuta diligente, tornando a palavra, vida e invocando a presença do Espírito Santo para uma melhor compreensão do texto, também são condições essenciais para a prática da leitura orante.
O assessor também relacionou alguns passos como preparar a oração com amor, preparar o ambiente exterior e interior, invocar o Espírito Santo, ler e recontar o texto, perceber os personagens e o ambiente onde se passa o texto e responder a questão “O que o texto me diz?” Além das condições e passos, o assessor apresentou algumas dicas, descritas a seguir. É preciso marcar as passagens principais do texto, bem como aquelas que deixaram dúvidas. Meditar e interagir com o texto. Vivenciando a palavra. Conversar espontaneamente com Deus e contemplar a experiência de sentimento, buscando um “Eu” renovado para Deus e para a comunidade. Para finalizar uma oração é necessário assumir o compromisso de ser discípulo de Jesus. É importante fazer uma avaliação da oração, identificando o que mais gostou, quais foram as dificuldades e em que se pode melhorar.



O assessor finalizou com um exemplo prático dizendo que tudo que ouvimos hoje possa ser como os dados gravados na memória HD do computador, que não se apagam, e não como aqueles dados gravados na memória RAM, que se apagam quando o computador é desligado. 
Como de costume, o coordenador Edion passou os avisos para os Jovens, falando sobre o retiro nos dias 28 e 29 de maio no Sítio Canaã. Até o momento o valor da inscrição é de trinta reais, incluindo alimentação, ônibus e diária. Para isso, foi decidido fazer uma rifa de vinte números no valor de um real cada. Neste ano o retiro terá vagas limitadas. Enfim, os jovens receberam a benção final e o encontro se encerrou ao meio dia com o almoço.







por Edion dos Santos Almeida
Coord. Paroquial da PJ

Um comentário:

  1. Jovens, tudo está em tuas mãos. Tens uma força incomparável, tens o amor no coração e o desejo de ser feliz. Conquiste aquilo que te faça crescer como pessoa e espiritualmente. Deus conta contigo. Vamos sempre dizer: "Aqui tem jovem! Aqui tem fogo!
    (Lenilson - Ecoporanga)

    ResponderExcluir