SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DNJ 25 ANOS - FORANIA CAPIXABA

No último dia 24 de outubro, as Pastorais da Juventude da Forania Capixaba (composta pelas cidades de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Vila Pavão, Águia Branca e Nova Venécia) comemoraram os 25 anos do Dia Nacional da Juventude. O evento surgiu em 1985 quando a ONU declarou este sendo o Ano Internacional da Juventude, “Ao longo destes 25 anos, muitas coisas bonitas aconteceram motivando ainda mais a comemoração” afirma Valdinei José Favero coordenador da pastoral em Nova Venécia.

O DNJ foi realizado na Paróquia São Marcos/Nova Venécia, com o tema: CELEBRANDO A MEMÓRIA E TRANSFORMANDO A HISTÓRIA e o lema JUVENTUDE: MUITA REZA, MUITA LUTA MUITA FESTA, EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA contou com a presença de cerca dois mil jovens. Alguns pontos foram de ação e outros reflexivos além de momentos de oração. Todos os presentes saíram em marcha da Praça Jones do Santos Neves até o Ginásio Poliesportivo Olimpio do Cricaré, discutindo assuntos como o plebiscito do limite da propriedade de terra, e a campanha nacional “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”.

O ponto alto da festa dos 25 anos do Dia Nacional da Juventude foi a celebração da santa missa presidida pelo vigário Foranio Pe. Romário que afirmou em sua homilia “a juventude não pode ser considerado o futuro da igreja, mas sim o presente”, alem de destacar o trabalho realizado pela coordenação, falou também do perdão, de renovação e da importância de celebrar 25 anos de história do DNJ que aborda anualmente temas que trazem reflexão aos jovens católicos por serem temáticas que estão envolvidos no dia a dia da juventude.

“Para a juventude tudo é motivo de festa. Ela faz festa com coisas muito simples. Enquanto trabalham e estudam durante a semana, os jovens vão planejando a festa do domingo. A própria luta se torna festa. A oração se torna festa. Estar com os amigos é festa para eles. Não sentem a vontade com pessoas estressadas e preocupadas com o amanhã. Para desespero de muitos adultos, curti o presente é a receita para construir um amanhã melhor. Acreditam na paz como “DOM DE DEUS” e reivindicam liberdade, dizendo que “a vida floresce quando a liberdade acontece”. (Dom Canísio Klaus _ Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul /RS)




por: Valdinei Favero

Nenhum comentário:

Postar um comentário