SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PASTORAL DA JUVENTUDE - REPASSE DO ENCONTRO DIOCESANO

Aos onze dias do mês de junho de 2011, os jovens se reuniram no salão Paroquial para o encontro de repasse com o tema: “JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO: PARTICIPAR É TRANSFORMAR – PJ: O NOSSO JEITO SE SER, CRER E VIVER, A JUVENTUDE FAZ A VIDA ACONTECER.” Começamos com o café da manhã e fomos para a acolhida e apresentação dos jovens de cada comunidade. Voltamos ao salão, onde fizemos um círculo de oração e depois uma breve animação. Continuamos o encontro com a explicação do envolvimento do jovem no caminho de Jesus, ressaltando que os jovens precisam se interessar mais em viver a vida que Jesus nos proporciona.




Após isso, tivemos o canto “Deixa-me ser Jovem”, e logo em seguida relatamos o que mais importante aconteceu nesses últimos dias atrás, e cada um deu sua opinião sobre o retiro de Espiritualidade Jovem, e de outros eventos que marcaram o coração de cada um na PJ, fazendo uma recordação da vida. Foi lido um fato da vida e feita uma pequena explicação. Depois em círculo, cada um com a mão direita no ombro do jovem ao lado, fizemos uma oração. Ainda em círculo cantamos a música “Nego Nagô”.

Às nove horas e trinta minutos, a assessora Fernanda Crispim, comentou o tema: “PJ, o nosso Jeito de Ser, Crer e Viver a juventude faz a vida acontecer”. Buscando melhor compreensão do tema, ela começou conduzindo os jovens para a “Dinâmica das Flores”, e depois os jovens discutiram qual a relação da dinâmica com a participação na PJ. Também foi discutida a questão: “O que é a Pastoral da Juventude Verdadeiramente?”, colocando em prática os seus ensinamentos, seus projetos. Logo em seguida, Fernanda convidou os jovens para cantarem a música “Quando o Espírito de Deus se move em mim”, explicando que só por meio do Espírito Santo, os jovens podem atuar verdadeiramente na PJ.

Às dez horas e trinta minutos, a assessora terminou a sua palestra, e os jovens cantaram mais um hino “Eu vejo que a juventude tem muito amor.” Em seguida Fernanda e Edion convidaram os jovens para caminhar até o pátio da Matriz. Em duplas, cada jovem teve a oportunidade de conhecer melhor o outro, aprender a se enturmar, interagir, cada jovem pode tocar sentir o outro. Os jovens participaram de um clima de oração e meditação com Deus e com o irmão, onde o fogo do Espírito Santo se tornou cada vez mais forte.

Portanto, ao retornarmos ao salão, o coordenador Edion passou alguns avisos e fez uma breve avaliação do Retiro e do Encontro. Entretanto, foi feita uma eleição de uma segunda secretária para melhorar os trabalhos da PJ na Paróquia. Como candidatos, tivemos Jaiany da comunidade Nossa Senhora Aparecida e Tainá da Comunidade Santa Mônica. Sendo que a vencedora foi Tainá dos Santos (Vice Secretária) e Jaiany passou a fazer parte da equipe de um novo Projeto da PJ na Paróquia, O Teias de Comunicação. Enfim, o encontro terminou às onze horas e trinta minutos com a benção final e o almoço. Depois disso, todos os jovens retornaram para suas residências, suas comunidades, onde esperamos que transmitissem tudo que lhes foi passado


por: Equipe paroquial - Ecoporanga

Um comentário: