SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

quarta-feira, 1 de junho de 2011

2º RETIRO DA PJ - PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO

No ultimo final de semana dias 28 e 28 de maio, no Sítio Canaã, se reuniram trinta e cinco jovens da paróquia São José Operário para realizar o segundo retiro da Pastoral da Juventude, com o tema “TEM HORAS QUE A GENTE SE PERGUNTA POR QUE NÃO SE JUNTA TUDO NUMA COISA SÓ”, e os assessores foram Sidélio, Valdinei e João Paulo

O retiro começou as 14h:00min com a apresentação e acolhida dos jovens de cada comunidade. Em seguida com a fala de Sidélio, sobre o que é se retirar, o que é retiro, onde o ponto central é se retirar, o que é retiro, onde o ponto central é se retirar do mundo, para se juntar e refletir á frase “porque que não se junta tudo numa coisa só”. Em seguida ele fez uma dinâmica a qual consistia em formar duplas um jovem e uma jovem, de preferência, eles deviam tentar mudar um ao outro, conforme o que cada um achava que o outro era. E depois eles deviam partilhar às dificuldades, as coisas boas, as barreiras que cada um encontrou. E se eles aceitavam a mudança, gostaram do que foi feito e se pretendem adotar o que foi mudado pelo toque do outro. Após a apresentação os jovens deveriam conversar sobre “será que eu consigo tocar as pessoas?”. Depois dessa reflexão, os jovens foram para o banho e retornaram ao salão para a oração da noite. Em seguida foi o jantar, e a noite se encerrou com uma animação de quadrilha Junina com comida típica.



No domingo, 29 de maio os jovens acordaram ás 06h:00min e tomaram o café da manhã. Nessa parte do retiro, os jovens foram conduzidos para o campo de futebol, onde houve uma pequena encenação. Depois disso, cada um recebeu um pedaço de papel e escreveram quais as dificuldades que impedem a si mesmo nos grupos de base. No segundo ponto caminhamos a outro lugar, as quais fizeram um circulo e refletimos uma oração silenciosa. Além disso, seguimos em frente de dois em dois assim como Jesus enviou os seus discípulos, e cada um escolheu um (a) jovem que não tinha conversado no retiro para si conhecer melhor o seu colega. Portanto, no terceiro ponto seguimos em frente, mas em trio, chegamos a outro ambiente que tinha um boneco de papelão e cada trio refletiu e jogou o seu papel dentro do boneco as palavras que nos atrapalha que representa o nosso pecado, em seguida foram queimadas. Toda parte da manhã foi feita ao ar livre, o que proporciona um clima de oração. Os assessores conduzidos para vários momentos em diferentes lugares, como se fosse à caminhada do povo em Emaús.















Finalizando essa parte, os jovens em dupla se direcionaram para beira da represa, onde cada um expressou um desejo pelo outro, e com um gesto de carinho e amizade um entregou ao outro um bombom, terminando o gesto com um abraço fraterno.




Após esse momento, foi feita a avaliação do retiro, e um dos pontos mais citados foi à oportunidade de conviver, interagir e conhecer outros jovens criando laços de amizades. Os jovens também apresentaram sugestões para os próximos retiros. A parte da manhã se encerrou com a celebração da Santa Missa com frei Luiz Fernando. Enfim, a partir do meio dia os jovens tiveram um tempo livre para momento de lazer. 


Ás 15h:00min tivemos o café da tarde e o sorteio da rifa de uma cesta de chocolate, e as 16h:00min retornamos a Ecoporanga.







Por  Edion Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário