SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

terça-feira, 31 de maio de 2011

NAMORO OU AMIZADE ???

"O homem não morre quando deixa de existir, mas quando deixa de amar."







Aproximando duas lindas datas comemorativas: dias dos namorados e o dia da amizade, vamos refletir um pouco sobre o assunto.

Parece que jovem algum não pode viver sem ter seu namorado ou namorada. Em vez de ter um tempo para curtir a descoberta heterossexual, através de amizade, o rapaz e a menina são levados a ser, imediatamente, namorados. Se hoje é um, amanhã já pode ser outro... O sistema, através dos Meios de Comunicação, determina isso. O sistema faz esquecer que a vivência da amizade é fundamental. O jovem ou a jovem não tem mais tempo de ser amigo... Há pressa demais! Nem se sabe namorar sem querer, como demonstração de afeto, a doação total do outro. Namorar deixou de ser aquela coisa gratuita e romântica que todo jovem gosta: dialogar e conhecer-se. O namoro torna-se um tipo de convivência que mata a curiosidade e a pulsão, resultando muitas vezes em atitudes sem responsabilidades.

O namoro é uma opção. Não pode ser uma paixão cega. A tentação é ter um (a) namorado (a) e não ser um (a) namorado (a). Ser namorado (a) é um modo de ser cheio de ternuras e descobertas, de segredos e alegrias que nada substitui.

O lógico na vivência de um namoro, é que ele seja progressivo. Atualmente as coisas têm ficado tão banais que para muitos não existe amizade sincera entre um homem e uma mulher. Muita gente pensa que a única forma de expressar o amor é o namoro e a entrega do corpo como prova do mesmo.

Há também numa amizade, a expressão do amor e uma relação que se alimenta por quatro qualidades: compreensão, tolerância, respeito e aceitação.

A idéia aqui não é defender um e discriminar o outro, é de refletir uma questão que nós jovens estamos designado a viver.






Subsídios 3 Pastoral da Juventude – Afetividade e Sexualidade
Alterações: Paróquia Nª Sª da Conceição.

Um comentário:

  1. Amei esta reflexão! e essa foto deveria ser desejada por muitos jovens, cujo objetivo seria ter um namoro santo, onde ambos amigos saberiam defeitos e qualidades um do outro.E o que é melhor poderiam contar um com o outro nos piores momentos de suas vidas.

    ResponderExcluir