SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENCONTRO DA FORANIA MINEIRA

 Após o período de recesso, a Forania Mineira retomou os seus encontros, envolvendo jovens das paróquias de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Mantenópolis. O encontro se realizou no dia 2 de Abril de 2011 no Salão Paroquial de Barra de São Francisco às oito horas da manhã com o café, em seguida os jovens se apresentaram e participaram da Oração da Manhã preparada pelos jovens de Ecoporanga. Para ascender nosso espírito de PJ, foi feito um momento de muita animação. O encontro teve como tema “Estruturar e fortalecer o Projeto Igreja Jovem nos grupos de base”, tendo como palestrante a Irmã Aparecida que iniciou sua palestra ressaltando que a base dos grupos são os próprios jovens e dentro de cada um deles está Deus, o que torna o jovem a semente do divino. 


A Irmã conduziu os jovens a uma dinamica de interiorização e concluiu  ressaltando  que o próprio jovem é a PJ e Jesus Cristo é o seu centro. Neste momento a irmã abordou o jeito de Jesus trabalhar com a base através de dois aspectos: os lugares e os métodos. Para descrever os lugares onde Jesus evangelizava, a irmã utilizou os textos bíblicos a seguir: Mc 1, 21 (nas sinagogas); Mc 1, 29/Mc 2, 15 (nas casas); Mc 1, 32-34 (nas ruas); Mc 6, 6b (nos povoados); Mc 2, 13 (na beira mar); Mc 3, 13 (no monte); Lc 5, 27-29 (no trabalho das pessoas); Mc 10, 46b (na beira do caminho); Mt 12, 1 (na roça).   Após a plenária, houve um intervalo para o almoço.Os jovens retornaram ao salão para um momento de animação e continuaram assistindo a palestra da irmã que trabalhou o tema liderança. Sendo assim, os jovens foram conduzidos a partilhar suas experiências como líderes. Com todos de volta ao salão, a irmã disse que o grupo de base é a célula da PJ e o seu modelo deve ser o grupo de Jesus, ou seja, os Doze, com todas as suas qualidades e limitações, mas dispostos a seguir.  Para fixar o sentido de liderança, foi passado aos jovens um vídeo com cenas do filme “A fuga das galinhas”, que demonstrava a capacidade do líder de mobilizar as pessoas para fazerem, entusiasticamente, algo para o bem comum do grupo. 


No meio da tarde houve um momento para as paróquias, em que cada uma além de fazer a avaliação do encontro, deveria também descrever o que esperava dos trabalhos da Forania para esse ano. Passamos então para os momentos finais do encontro. Cantamos “Parabéns” para a irmã Aparecida, passamos os informes e apresentamos a nova coordenação, composta por Darlone, como coordenador e Leonardo como vice. O momento de envio foi feito no pátio com a nossa tradicional ciranda, em seguida recebemos a benção da irmã e encerramos o encontro com o café.




"Os jovens necessitam não somente que falemos de um Deus que vem de 'fora', mas de um Deus que é real dentro deles e deseja se manifestar no seu jeito juvenil de ser. O Deus da juventude, de forma muito especial, é o Espírito Santo, sendo paixão, dinamismo e afeto, manifestando amizade, festa, desejo de estar em grupo e fidelidade."


Mais fotos deste encontro, ali do lado... em "nossas fotos" confiram ...




Por coordenação da fornia mineira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário