SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

quinta-feira, 26 de maio de 2011

26 de Maio dia de São Felipe Néri

No dia 26 de maio, comemoramos o dia de São Felipe Néri, um exemplo para nossa juventude. Nasceu em 1515, na cidade de Florença, era filho de pais muito ricos. Logo na infância perdeu a sua mãe e por isso foi criado por sua madrasta que o tratava como verdadeiro filho. Destacava-se por ser afável alegre e se dedicar a oração e contemplação além de outras virtudes. Mesmo  quando, ainda jovem, foi enviado por seu pai para aprender as artes do comércio com seu tio em São Germano, ele não se esquecia da oração, procurava sempre evangelizar em todos os momentos.


Quando fez 20 anos Felipe deixou a casa do tio, e foi para Roma, lá estudou teologia e filosofia, e se aprofundou na contemplação da santíssima trindade. A virtude resplandecia nele, via-se sempre a alegria transparecer em seu rosto, mesmo dormindo pouquíssimas horas por dia, a fim de dedicar grande parte de seu tempo a oração. Aos trinta e seis anos de idade, ele se consagrou sacerdote. Dedicou sua vocação também aos pobres, à eles doou tudo o que tinha até mesmo a sua vida. 


Aos jovens sempre dizia para se lembrarem sempre das palavras do profeta: “Bem-aventurado o homem que leva o jugo do Senhor desde sua adolescência”. Para colocar os jovens em guarda contra as seduções da idade e conservar todo frescor da virtude. São Felipe Néri entregou sua alma a Deus no dia 26 de maio de 1595, sendo canonizado apenas 27 anos depois.


São Felipe Néri através de sua vida nos mostra a continuação da passagem do jovem rico, deixou tudo o que tinha vendeu seus bens, doou aos pobres e dedicou sua vida toda ao projeto de Deus, ao projeto do reino, dizia ser a oração e contemplação uma necessidade. As pessoas que se queixavam de sua cruz ele falava: "Meu filho,  a  grandeza  do amor que se tem a Deus, é medida pela grandeza do desejo de sofrer  muito por amor de Deus; quem se impacienta com a cruz, achará outra mais pesada". 

Jovem...
Que luta pela vida, não desanimes de sua cruz. Assim como Felipe Néri carregou sua cruz com um sorriso nos lábios, e não desanimou perante as dificuldades, carregue também a sua!  Com a alegria de ser jovem cristão que luta pela vida, que luta pela causa do reino.

Felipe Néri Rogai por nós!




Nenhum comentário:

Postar um comentário