SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

domingo, 9 de outubro de 2011

PRÉ DNJ EM ECOPORANGA!!

Como este ano nosso DNJ será estadual precisamos preparar nossos jovens para este grande momento. Sendo assim, realizamos em duas etapas, na nossa paróquia São José Operário, no dia oito de Outubro de dois mil e onze, o nosso Pré-DNJ. A primeira etapa, durante a manhã, envolvendo os jovens dos setores do interior de Ecoporanga e, a segunda parte, no período da tarde, voltada para os jovens do setor Matriz Urbana.
Nosso Pré-DNJ teve início às sete horas e trinta minutos com o café da manhã no Salão Paroquial. Em seguida, os jovens seguiram em Marcha contra a Violência e o Extermínio de Jovens até a comunidade Santa Catarina, onde foram recebidos pelo Laudinei, representante da comunidade e também nosso assessor durante este dia.
Depois disso, o coordenador Edion, também acolheu os jovens com um caloroso Bom Dia, passando a palavra para nosso assessor Laudinei. Durante sua palestra, o assessor orientou os jovens sobre o tema do DNJ “JUVENTUDE E PROTAGONISMO FEMININO” e o lema “JOVENS MULHERES TECENDO RELAÇÕES DE VIDA”. 
Mudando um pouco o cronograma por motivos especiais, a apresentação dos jovens foi feita após a palestra com os assessores Leonardo e Edion, sendo acompanhada de um momento de animação.  
Para descontrair, as assessoras Jaiany e Bárbara, conduziram os jovens para participarem da Dinâmica dos Sapatos Trocados, que teve ótimos resultados como a participação de todos e um momento para os jovens discutirem entre si, expressando suas opiniões. Após a dinâmica, fizemos uma mesa redonda, onde discutimos se os jovens de nossas comunidades estão realmente se preparando para o DNJ ou se estão indo somente para se divertir.
Finalizamos a parte da manhã com a Benção Final feita em dupla, em que cada jovem deveria fazer o sinal da cruz no seu parceiro. Em seguida, retornamos ao Salão Paroquial para almoçarmos.
Continuamos nossos trabalhos, às treze horas e trinta minutos. Novamente, nos reunimos no Salão Paroquial, desta vez com os jovens do Setor Matriz Urbana, e seguimos para a comunidade Santa Catarina. Na parte da tarde, Laudinei continuou nos assessorando. Começamos no pátio da igreja com a apresentação dos jovens e logo depois, fomos para dentro onde o Laudinei abordou os papéis do homem e da mulher dentro da sociedade e o que ela nos impõe. O assessor ressaltou também que a mulher é geração de vida, mas, infelizmente, muitas vezes ela é vista como objeto de prazer. Para melhor entendimento, o assessor utilizou alguns exemplos, como os comerciais de cerveja, carros e certas músicas que expõem a imagem e o corpo da mulher.
Buscando reforçar o valor de cada jovem, não só o da mulher dentro da sociedade, o assessor fez a Dinâmica da Lâmpada. Pediu a colaboração de três jovens, uma segurou uma lâmpada conectada na energia apenas com uma ponta do fio, sendo que a outra ponta estava desencapada, formando dois fios. As outras jovens seguravam um copo de água cada uma. Primeiro o assessor, colocou os fios nos copos com água, mas a lâmpada não acendeu. Então, o assessor colocou sal na água e, novamente, colocou os fios na água. Dessa vez, a lâmpada se acendeu. Com isso, o assessor quis demonstrar que nós jovens somos o sal e a luz do mundo, da nossa sociedade.
Para encerrar sua palestra, Laudinei fez mais uma dinâmica. Cada jovem recebeu uma bisnaga que deveria soprar. O ar dentro da bola representava todas as energias positivas que os jovens querem levar para o DNJ. Com as bolas cheias, todos deveriam jogá-las o mais alto possível e não poderiam deixar nenhuma bola cair no chão. No final da dinâmica, cada jovem pegou uma bola, o assessor contou até três e todos estouraram sua bola. Assim, todas as energias positivas se misturaram e ficaram em todos os presentes.
Neste momento, o coordenador Edion convidou os jovens a sentarem em círculo para conversarmos sobre a preparação dos nossos grupos de base em relação ao DNJ. Encerramos o nosso Pré-DNJ com a Bênção Final novamente feita em dupla.
Assim, esperamos ter preparado nossos jovens da melhor maneira possível para o DNJ, mas o trabalho continua nos grupos de base com os encontros da nossa cartinha. O tema desse DNJ “Protagonismo Feminino” e também a nossa Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens devem ser levados e praticados sempre em nossas vidas em qualquer lugar e época que estivermos. Não apenas nos grupos de base, nas comunidades, nas rodas de amigos, mas dentro de casa, no trabalho, na escola, na faculdade, nos nossos momentos de lazer e, principalmente, dentro de cada um de nós jovens. Pois, os jovens não são o futuro, como muitos dizem, e sim o presente. E além de tudo somos a soma de nossas decisões. Escolham a vida e sejam protagonistas de vida plena e em abundância.
Por: Fernanda C. Barbosa


Um comentário:

  1. Foi um ótimo encontro... uma oportunidade de entedermos mais sobre o tema da dnj..
    e através do pré dnj pudemos conhecer um pouco da realidade das outras comunidades, que assim como minha comunidade sofre uma carência no interesse dos jovens a participarem dos grupos de base de suas comunidades!!!
    Jéssica Luiza, Comunidade Floresta - Setor Santa Terezinha.

    ResponderExcluir