SEJAM BEM VINDOS!!!

E ai, linda juventude!!! Sejam bem-vindos ao blog da PJ da Diocese de São Mateus - ES... Aqui vocês encontrarão textos para reflexão, dinâmicas, informes diocesanos, e muito mais!

Um abraço pra quem é de abraço, um beijo pra quem é de beijo e um cheiro pra quem é de cheiro

terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro da Forania Capixaba da Pastoral da Juventude

Tema: “Resgatando a história para que ela não se perca na memória”



Assessoras: Ângela Maria Pelissari (Dandinha) e Sueli Janair Martins Paixão



Com inicio às 08:00h na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, com o café em seguida fomos até ao auditório da escola “Atílio Vivacqua” onde apresentamos os jovens das seguintes paróquias da Forania Vila Pavão “São Pedro”, Nova Venecia “São Marcos”, Águia Branca “São José”, São Gabriel da Palha “Arcanjo Gabriel” e Vila Valério “Nossa Senhora das Graças”.

Dandinha, fez uma pequena comparação entre a semelhança de uma borboleta e o tsunami:
- Quando a borboleta sai voando ela causa um tsunami no mundo. PJ: A juventude é uma semente, que Deus na terra semeou, tornou-se flor, tornou-se gente, e o mundo nunca mais parou.

Resgatar é o que fundamenta na história de 1932 até 2011 o Espírito santo age em nós em nossa própria história de vida. Temos que entrar no trem, ônibus da PJ se somos pejoteiros de carteirinha. Entendemos assim como hoje: “Nossa Identidade”. É o momento de transição entre a adolescência e a idade adulta. Apesar disso ser verdade, a idéia de juventude indica muito mais que um simples momento, é a plenitude dos ideais, é sonhar, criar, acreditar e realizar. Enquanto sonhar e acreditar que pode realizar, será sempre jovem.

A Igreja confia nos jovens. Somos para ela sua esperança. “A Igreja vê na juventude da América Latina um verdadeiro potencial para o presente e o futuro de sua evangelização. Por ser verdadeira dinamizadora do corpo social e especialmente do corpo eclesial, a Igreja faz uma opção preferencial pelos jovens em vista de sua missão evangelizadora no Continente” (Puebla). Nós queremos e amamos os jovens (Bispos da America Latina).

"...É com muita alegria que nós da Pastoral da Juventude do Brasil (PJ) com estas simples palavras nos dirigimos aos nossos Pastores que estão reunidos nestes dias, sob o manto da Mãe Aparecida, por ocasião da 49ª Assembleia Geral da CNBB. Somos muito gratos e muitos felizes por toda preocupação dos senhores para com a evangelização da juventude em nosso país. De modo especial queremos agradecê-los mais uma vez, pelo Documento 85, aprovado em 2007, que tem sido luz a iluminar a missão evangelizadora com a juventude, que todos nós, somos chamados a realizar...."
trecho da carta escrita pelo jovem Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira (Thesco) Secretário Nacional da Pastoral da Juventude.

 
PJ – Ontem e Hoje. Nossas bandeiras de luta continuam, você é o sujeito da sua própria caminhada tem senso crítico toma decisão à luz de Deus. Conduz sua vida com seus atos. Senso crítico é a busca da verdade pelo questionamento do “eu” do “outro” e do “mundo”.

 
Há pouco mais de quatro meses a PJ do Brasil fez sua morada nas belas e acolhedoras terras de Imperatriz, MA, por ocasião da Ampliada Nacional da PJ. Na Ampliada, no desejo de fortalecer a caminhada dos Grupos de Jovens (razão de ser da PJ e sua prioridade), assumimos seis projetos nacionais:

Caminhos de Esperança – Formação de Lideranças e Assessores/as para acompanharem os Grupos de Jovens;

Mística e Construção – Atua com a espiritualidade e com a formação litúrgica, bíblica e catequética;

AJURI – Pauta em suas iniciativas a diversidade cultural da juventude de nosso país;

Teias da Comunicação – Articula e potencializa a comunicação da PJ, propondo uma comunicação pautada nos valores evangélicos;

A Juventude quer Viver – Pauta a defesa da vida da juventude e a participação na construção de políticas públicas de juventude; e

Tecendo Relações – Dialoga com a juventude e os grupos de jovens sobre a temática da afetividade e sexualidade em sintonia com as orientações da Igreja.

Nós jovens da Forania Capixaba, formamos três equipes com os seguintes projetos:
Mística e Construção: Leovani, Aline, Cristiany, Dandara (Relatora), Ruan, Genilson, Maurício, Maria Aparecida, Janaina, Fidelcino, Sivanilda, Meirieli, Adiléia, Karina e Laurinha;







Teias da Comunicação: Samira, Ramiro, Isadora, Magno, Gerles, Wagner, Sinival, Luciano, Gleiciana, Maykell, Lucas, Dutra, Franks (Relator), Cristina, João Vitor e Jairo; e




Tecendo Relações: Cirlena, Marcio, Ramon, Fernanda S., Laísa, Alyne, Fernanda A., Sidival (Relator) e Girlene.

O trabalho do Domingo consistiu em reunimos em cada grupo para programarmos melhor estes projetos e assim fazer acontecer o novo dentro da PJ, sendo que cada equipe responsável pelo seu trabalho colocasse em prática o mais rápido possível para que seja apresentado aos párocos de nossas paróquias. E assim obtivemos estes objetivos de cada projeto:
Mística e Construção – Realizar retiros espirituais (em nível de Diocese, Forania e Paróquia); Intercâmbio entre as Paróquias; Realizar estudos bíblicos para a equipe com um Padre como assessor; Criar um e-mail da mística para a melhor participação das idéias, onde todos podem mandar sugestões de oração e dinâmicas, etc.
Teias da Comunicação – Montar um informativo; Criar e-mail, blog, etc.
Tecendo Relações – Fazer oficinas com temas música, dança e teatro, um dos projetos é o “amigo dançante” (momento de entrosamento que pode ser feito no inicio de cada encontro onde colocam a música e os participantes procuram o seu par especial aquele que ainda não se conhecem, durante a dança se apresentam falam de onde são, nome, e o que fazem na comunidade e em seguida depois de a musica parar um apresenta o outro)




“QUEM CARREGA ESSA MARCA NO PEITO TEM UMA ESTRANHA MANIA DE TER FÉ NA VIDA”.

“JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM”






Sinival Antonio Sait
Secretário da Pastoral da Juventude Forania Capixaba



2 comentários:

  1. Vou sentir saudades desse tempo e dessa turma também... Feliz Natal e próspero Ano Novo cheio de realizações... Abraços e Deus nos abençoe no próximo ano em nossos novos trabalhos...

    ResponderExcluir
  2. Estou com saudades desses pejoteiros eles faz parte da minha vida. Abraços fiquem com Deus e que ele ilumine nossas vidas.

    ResponderExcluir